FEEDBACK X CRÍTICA
Maria Helena Lorentz
Qual o
objetivo do feedback?
O objetivo do feedback deve ser o de
ajudar a outra pessoa a poder fazer alguma coisa de forma diferente no futuro,
ou seja, melhorar habilidades e comportamentos.
Um bom hábito a ser adquirido é o
sanduíche de feedback.
1. Comece reconhecendo aquilo que está sendo feito certo ou
dizendo algo positivo sobre o que você acha que a pessoa é (é inteligente, é
esforçada, é rápida etc.) em nível de identidade.
2. Em seguida dê o feedback, que deverá ser sobre o
comportamento (está, fez, falou etc.), nunca sobre a identidade, e baseado no
sensorial (eu vi, ouvi, li, etc.), específico (ontem, hoje etc., em vez de
sempre, às vezes).
É melhor focalizarmos o comportamento
e não a pessoa. Tratar uma pessoa como se ela fosse seu comportamento só irá
reforçá-lo. Em sua mente, separe o comportamento da identidade.
Lembre-se: "As pessoas têm comportamentos, não são seus
comportamentos."
Evite usar mas, porém, contudo, etc. Em vez disso use
"e".
Em vez de: "Eu gosto muito de
você, mas..."
Use: “eu gosto muito de você e gostaria..."
3. Termine com outro reconhecimento sobre as habilidades ou
capacidades, orientado ao futuro e em positivo (eu acredito que sendo ...como
você é, será capaz, de no futuro, agir de forma a ...).
O sanduíche:
Algo positivo sobre a identidade (você é ...)
Comportamento a ser mudado (sensorialmente definido)
Algo positivo sobre a identidade (sendo tão ...)
Algo positivo sobre a identidade (você é ...)
Comportamento a ser mudado (sensorialmente definido)
Algo positivo sobre a identidade (sendo tão ...)
Lembre-se, a função do feedback é ajudar
o outro a fazer algo de forma diferente no futuro, melhorar habilidades e
comportamentos.
A crítica somente diz o que está
errado ou desagradando, não ajuda a melhorar.
É também muito importante ter
estratégias eficientes para lidar com críticas.
Consulte:
1. PNL - A Nova Tecnologia do Sucesso - NLP Comprehensive - Editora Campus
Utilizando confortavelmente as críticas (pág. 227)
Utilizando confortavelmente as críticas (pág. 227)