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O Instituto Avalon é uma organização com mais de duas décadas de atuação voltada para a divulgação, educação, aplicação e pesquisas de conceitos e técnicas promotoras da qualidade de vida, priorizando as técnicas naturais e suas premissas. Considerando a integração harmoniosa entre as diversas entidades (mente, emoção, energia vital e físico) que compõem o ser humano e o meio ambiente. Os profissionais que formam a equipe de terapeutas do Instituto são experientes, com reconhecida competência em suas especialidades.

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FEEDBACK X CRÍTICA

Maria Helena Lorentz


Qual o objetivo do feedback?
O objetivo do feedback deve ser o de ajudar a outra pessoa a poder fazer alguma coisa de forma diferente no futuro, ou seja, melhorar habilidades e comportamentos.

Um bom hábito a ser adquirido é o sanduíche de feedback.

1. Comece reconhecendo aquilo que está sendo feito certo ou dizendo algo positivo sobre o que você acha que a pessoa é (é inteligente, é esforçada, é rápida etc.) em nível de identidade.

2. Em seguida dê o feedback, que deverá ser sobre o comportamento (está, fez, falou etc.), nunca sobre a identidade, e baseado no sensorial (eu vi, ouvi, li, etc.), específico (ontem, hoje etc., em vez de sempre, às vezes).
É melhor focalizarmos o comportamento e não a pessoa. Tratar uma pessoa como se ela fosse seu comportamento só irá reforçá-lo. Em sua mente, separe o comportamento da identidade.

Lembre-se: "As pessoas têm comportamentos, não são seus comportamentos."

Evite usar mas, porém, contudo, etc. Em vez disso use "e".

Em vez de: "Eu gosto muito de você, mas..."

Use: “eu gosto muito de você e gostaria..."

3. Termine com outro reconhecimento sobre as habilidades ou capacidades, orientado ao futuro e em positivo (eu acredito que sendo ...como você é, será capaz, de no futuro, agir de forma a ...).
O sanduíche: 
Algo positivo sobre a identidade (você é ...) 
Comportamento a ser mudado (sensorialmente definido) 
Algo positivo sobre a identidade (sendo tão ...)

Lembre-se, a função do feedback é ajudar o outro a fazer algo de forma diferente no futuro, melhorar habilidades e comportamentos.

A crítica somente diz o que está errado ou desagradando, não ajuda a melhorar.

É também muito importante ter estratégias eficientes para lidar com críticas.

Consulte:
1. PNL - A Nova Tecnologia do Sucesso - NLP Comprehensive - Editora Campus 
Utilizando confortavelmente as críticas (pág. 227)